Danças de salão


Forró tradicional

Forró tradicional

Forró Tradicional: É composto pelos 03 estilos de danças que representam os 03 estilos musicais mais conhecidos: Xote, Baião e Arrasta-pé. Estas sim, são as originais e tradicionais danças que levaram a todos os cantos de nosso país e para o todo o mundo a alegria do povo brasileiro e de nossos queridos, amados e criativos nordestinos. 

Bolero

Bolero

O Bolero pode ser dançado sempre coladinho nos famosos "02 prá lá, dois prá cá" ou com técnicas e evoluções mais apuradas que dão um maior dinamismo sem, no entanto, perder o seu romantismo.

Zouk

O Zouk é um estilo musical criado nas Ilhas de Guadalupe, Martinique, St. Lucia e Dominica, foram colonizadas por franceses e ingleses, estão localizadas no Caribe, mais especificamente na região das Antilhas e têm como idioma predominante o CREOLE ou CREOULO (mistura dos idiomas inglês, francês, espanhol, holandês e africano).

Xote sertanejo

Xote sertanejo

A cadência é idêntica a do xote do forró, a diferenca fica por conta das roupas, botas e chapéus estilo cowboy ou cowgirl e das músicas com características goianas, mineiras, matogrossenses, etc.

Tango

Tango

O Tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.

Samba de gafieira

Samba de gafieira

Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

Forró

Forró

FORRÓ

De uma forma geral, podemos tipificar o nosso querido forró de 03 maneiras:

FORRÓ TRADICIONAL:

  • XOTE, BAIÃO e ARRASTA-PÉ: Esta nomenclatura define com perfeição as 03 divisões básicas da música e dança FORRÓ. Ou seja, independente de dançarmos de forma tradicional ou moderna, estaremos bailando ao som de um dos 03 tipos musicais. A base da dança é desenvolvida no sentido transversal (de um lado para o outro).

FORRÓ MODERNO:

  • ELETRÔNICO: Desdobramento que veio em consequência da modernidade dos instrumentos e arranjos musicais que por sua vez inspiraram a criação de novas técnicas de danças.
  • Universitário (pé de serra): Desdobramento que veio de encontro com a modernidade do forró eletrônico e que trouxe de volta a formação tradicional das bandas com sanfona, zabumba e triângulo. Com isso músicas com arranjos tradicionais voltaram aos ambientes de dança, primeiramente e principalmente em Itaúnas-ES, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto a dança tradicional foi substituída por uma nova forma de dançar com uma base desenvolvida no sentido frontal/posterior.

FORRÓ CULTURAL: Músicas e danças que representam os costumes e tradições das diversas regiões nordestinas. Geralmente são praticadas em grupos em que cada integrante desenvolve individualmente os passos de uma coreografia.

Autoria: William Santos.

Bailão Sertanejo

Bailão Sertanejo

A cadência é idêntica a do arrasta-pé do forró, a diferença fica por conta da roupa, do bater de botas e do chapéus estilo cowboy ou cowgirl e das músicas com características goianas, mineiras e matogrossenses.

Brega do Pará

Brega do Pará

Brega pop

Brega pop é um ritmo brasileiro, de origem paraense, refinado do brega. Tem a influência de ritmos regionais do Pará como o carimbó, guitarrada, siriá e marujada. A principal vertente do brega pop é o calypso (não calipso), conhecido no Pará como brega calypso. O ritmo se desevolveu sobretudo na cidade de Belém do Pará devido aos shows e bailes em casas noturnas de periferia e pela divulgação feita pelos vendedores ambulantes da produção dos pequenos músicos locais.

Apesar do nome, o calypso tem pouco vinculo com o calipso caribenho, já que a influência maior é a lambada, carimbó,guitarrada, merengue (que é caribenho), entre outros. Mas, como o próprio Chimbinha disse; …até uma pitada do calipso caribenho…, o estilo leva alguns elementos do calipso caribenho.1 O nome do grupo e estilo batizado por Joelma, deve-se mais ao uso constante do calipso nos estúdios do Pará na época, acrescentando assim o y.

História

Suas raízes são da década de 1980, mas o sucesso começou na década de 1990, principalmente em artistas como Tonny Brasil, Kim Marques, Adilson Ribeiro, Nilk Oliveira, Mário Senna, Alberto Moreno, Edílson Moreno, Wanderley Andrade,Nelsinho Rodrigues entre outros.2 O ritmo foi rapidamente se espalhando pelas regiões norte e nordeste do Brasil.

O nome "Brega Pop" foi uma criação dos radialistas Jorge Reis, Rosenildo Franco e Marquinho Pinheiro que notaram a diferença do brega surgido no Pará.3

Na década de 2000 com a vinda da banda Calypso e o surgimento de novos artistas como Daniel Galeno (filho de Bartô Galeno), Roberto Bessa, Dandão Viola e outros, o Brega Pop também se popularizou pelo Brasil.

Do brega pop veio o tecnobrega, surgido das periferias paraenses.

Fonte: Wikipédia

Bachata

Bachata

bachata é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo ocha-cha-cha e o tango.

Forró eletrônico

Forró eletrônico

Forró eletrônico ou Forró estilizado é um subgênero do Forró originado no final da década de 1980 que procura mesclar elementos tradicionais do forró, como acordeão, a zabumba com outros a instrumentação moderna, tais como o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica com influências do pop e rock, mas não discernindo a base original do ritmo.

Soltinho

Soltinho

Não sabemos ao certo onde e como o soltinho foi criado, mais que foi aqui no Brasil, isso não há dúvidas. Em nossa pesquisa encontramos a dança como uma variação do Eastern Country Swing Americano, sendo que o soltinho tem a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e o improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.

Salsa

Salsa

Ritmo musical desenvolvido a partir da segunda metade do século XX com contribuições da música caribenha e de danças folclóricas dessa região, como a Conga e o Mambo. Em seu acompanhamento predominam os instrumentos de percussão.

Sertanejo/Country

Sertanejo/Country

música country é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no centro sul dos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalaches.

Valsa

Valsa

Valsa  é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.

Merengue

Merengue

Ritmo veloz e malicioso, nascido na Republica Dominicana, tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam os invasores franceses no século XVII (merenque).