Sobre a Instituição

Nossa filosofia

Se dançar é uma diversão, então dance para se divertir, não para competir

A CPED acredita que a dança é um poderoso e delicioso meio para que as pessoas possam se descontrair, se divertir, se respeitar, se conhecer e ampliarem seus limites.

Atualmente todos nós temos muitos afazeres que deixam o dia curto, o estresse alto, a paciência por um fio e a competição cada vez mais acirrada. Por esse motivo a CPED tem o objetivo específico de simplesmente ensinar a dançar sem a preocupação de formar dançarinos profissionais e sim pessoas alegres através da dança.

As crianças disputam seu tempo com pouquíssimas atividades físicas, milhares de entretenimentos eletrônicos, (computadores, celulares, tv, etc) e a escola, adolescentes têm a prioridade de se formar para disputarem uma vaga que lhes darão direito a sonharem com um futuro melhor, os adultos têm que trabalhar disputando diariamente a manutenção de sua posição ou uma promoção além de estimularem seus filhos a fazerem o melhor para chegarem à frente, todos ficamos horas no trânsito disputando uma ultrapassagem ou egoisticamente impedindo que outros a façam.

Por tudo isso a CPED em função de vários depoimentos de alunos no decorrer de toda sua existência e até por experiência própria tem absoluta certeza de que uma considerável parte da população adora momentos de lazer sem competição e sem a necessidade de também ter que dar o máximo para ser o melhor.

Então optamos por ministrar aulas do nível básico ao intermediário, pois nossos alunos nos ensinaram que o que eles realmente querem é se divertir aprendendo o que não sabiam ou desenvolvendo um pouco mais o já aprendido e com isso deixarem de lado toda a concorrência do dia-dia para cada vez mais fazerem novas amizades e evitarem inimizades, já que no salão de dança como na vida todos nós devemos nos alegrar e se possível alegrar aos outros e a melhor maneira de conseguirmos isso é respeitando e compartilhando harmonicamente os mesmos espaços.

Todos nossos alunos são informados de que quando desejarem aprender mais do que podemos ensinar eles têm várias e excelentes opções de academias que poderão desenvolver ainda mais seus conhecimentos em dança.

Nota

A Corpos em Par Escola de Danças deixa claro que não é contra a se ministrar aulas para turmas de nível avançado e nem a se formar dançarinos profissionais, mais se reserva ao direito de atender e a estimular a parcela da população que quer evitar a competição e não tem interesse por aprender danças em nível de alta performance.

A CPED deseja a todos os profissionais, escolas que desenvolvem essas atividades e as pessoas que as admiram que tenham muito sucesso e elevem cada vez mais o nível de nossas danças e shows.

Pedimos que nos compreendam, pois somos uma escola que optou por ensinar a dança até o nível médio deixando o nível superior para outras que assim o queiram.

Sempre foi e sempre será comum a existência de instituições de ensino que se destinam do jardim de infância ao primário, ou do primário ao segundo grau, ou só superior ou ainda que englobam todos os níveis, nós optamos pelos níveis básico ao médio e assim termos uma tranquila e alegre clientela.

Um grande abraço,

Equipe CPED.

Jeito Corpos em Par de Ensinar

A CPED possui metodologia própria e única, pois conta com uma equipe especializada, coordenada e em perfeita sintonia de ação e aplicação das atividades ministradas aos seus alunos.

O processo de ensino é baseado em 22 anos de experiência e estudos de todo o processo que envolve o ensinamento e o aprendizado dos diversos tipos de danças e demais atividades desenvolvidas na CPED.

Para que o trabalho seja eficientemente aplicado, há coordenações periódicas com toda a equipe de professores, instrutores, apoios, bolsistas e secretariado com a finalidade de avaliar, discutir, corrigir ou manter ações e traçar as próximas metas de execução.

  • As turmas são dividas por categorias, estilos e níveis diferenciados com a finalidade de atender de modo personalizado as diferentes necessidades de nossos alunos;
  • As aulas são ministradas por 01 professor (a) acompanhado por 01 instrutor (a) e 01 ou mais apoios;
  • A frequencias dos alunos às aulas é acompanhada através de pautas de chamadas atualizadas semanalmente;
  • Aniversariantes são homenageados e recebem um cartão personalizado em referência a data especial;
  • Os visitantes são convidados a assistir uma aula grátis na condição de expectadores, ou seja, não podem participar ativamente da aula para não comprometer o aprendizado dos alunos já matriculados. Isso se justifica pelo fato de que todos os dias recebemos pelos menos 05 novos visitantes por turma, e se os nossos profissionais forem dividir a atenção entre os alunos e os convidados a aula com certeza será prejudicada. É claro que tudo isso é explicado aos visitantes que poderão tirar suas dúvidas com os profissionais no decorrer da atividade;
  • Após a demonstração do movimento a ser ensinado, os alunos são separados das alunas para receberem instruções de como conduzir (homens) e serem conduzidas (mulheres) na atividade do momento;
  • Antes de desenvolverem a atividade através da música, os alunos executam os movimentos através de palmas para coordenação do movimento em relação ao ritmo;
  • Orientados por um dos componentes da equipe de ensino, os alunos que não estão dançando em pares, por não haver a mesma quantidade de homens e mulheres, fazem atividades, a frente do espelho, relacionadas as que são executadas no momento a fim de desenvolverem suas técnicas individuais, ou seja, ninguém fica sem orientação ou parado;
  • Durante toda a aula há trocas regulares de casais para que todos tenham a oportunidade de praticar em par e também desenvolver suas técnicas individuais no espelho; 
  • Há mensalmente aulas baile com finalidade didática para que os alunos pratiquem o que foi aprendido em um ambiente similar ao de atividades ligadas a dança e também para os professores avaliarem o desenvolvimento de seus aprendizes;
  • As aulas são divididas em pré-aquecimento, aula propriamente dita e volta a calma (chamada e avisos em geral);