Forró


Forró

Forró

FORRÓ

De uma forma geral, podemos tipificar o nosso querido forró de 03 maneiras:

FORRÓ TRADICIONAL:

  • XOTE, BAIÃO e ARRASTA-PÉ: Esta nomenclatura define com perfeição as 03 divisões básicas da música e dança FORRÓ. Ou seja, independente de dançarmos de forma tradicional ou moderna, estaremos bailando ao som de um dos 03 tipos musicais. A base da dança é desenvolvida no sentido transversal (de um lado para o outro).

FORRÓ MODERNO:

  • ELETRÔNICO: Desdobramento que veio em consequência da modernidade dos instrumentos e arranjos musicais que por sua vez inspiraram a criação de novas técnicas de danças.
  • Universitário (pé de serra): Desdobramento que veio de encontro com a modernidade do forró eletrônico e que trouxe de volta a formação tradicional das bandas com sanfona, zabumba e triângulo. Com isso músicas com arranjos tradicionais voltaram aos ambientes de dança, primeiramente e principalmente em Itaúnas-ES, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto a dança tradicional foi substituída por uma nova forma de dançar com uma base desenvolvida no sentido frontal/posterior.

FORRÓ CULTURAL: Músicas e danças que representam os costumes e tradições das diversas regiões nordestinas. Geralmente são praticadas em grupos em que cada integrante desenvolve individualmente os passos de uma coreografia.

Autoria: William Santos.

Forró eletrônico

Forró eletrônico

Forró eletrônico ou Forró estilizado é um subgênero do Forró originado no final da década de 1980 que procura mesclar elementos tradicionais do forró, como acordeão, a zabumba com outros a instrumentação moderna, tais como o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica com influências do pop e rock, mas não discernindo a base original do ritmo.

Forró tradicional

Forró tradicional

Forró Tradicional: É composto pelos 03 estilos de danças que representam os 03 estilos musicais mais conhecidos: Xote, Baião e Arrasta-pé. Estas sim, são as originais e tradicionais danças que levaram a todos os cantos de nosso país e para o todo o mundo a alegria do povo brasileiro e de nossos queridos, amados e criativos nordestinos.