Danças de salão


Forró tradicional

Forró tradicional

Forró Tradicional: É composto pelos 03 estilos de danças que representam os 03 estilos musicais mais conhecidos: Xote, Baião e Arrasta-pé. Estas sim, são as originais e tradicionais danças que levaram a todos os cantos de nosso país e para o todo o mundo a alegria do povo brasileiro e de nossos queridos, amados e criativos nordestinos. 

Samba de gafieira

Samba de gafieira

Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

Bolero

Bolero

O Bolero pode ser dançado sempre coladinho nos famosos "02 prá lá, dois prá cá" ou com técnicas e evoluções mais apuradas que dão um maior dinamismo sem, no entanto, perder o seu romantismo.

Forró eletrônico

Forró eletrônico

Forró eletrônico ou Forró estilizado é um subgênero do Forró originado no final da década de 1980 que procura mesclar elementos tradicionais do forró, como acordeão, a zabumba com outros a instrumentação moderna, tais como o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica com influências do pop e rock, mas não discernindo a base original do ritmo.

Forró

Forró

FORRÓ

De uma forma geral, podemos tipificar o nosso querido forró de 03 maneiras:

FORRÓ TRADICIONAL:

  • XOTE, BAIÃO e ARRASTA-PÉ: Esta nomenclatura define com perfeição as 03 divisões básicas da música e dança FORRÓ. Ou seja, independente de dançarmos de forma tradicional ou moderna, estaremos bailando ao som de um dos 03 tipos musicais. A base da dança é desenvolvida no sentido transversal (de um lado para o outro).

FORRÓ MODERNO:

  • ELETRÔNICO: Desdobramento que veio em consequência da modernidade dos instrumentos e arranjos musicais que por sua vez inspiraram a criação de novas técnicas de danças.
  • Universitário (pé de serra): Desdobramento que veio de encontro com a modernidade do forró eletrônico e que trouxe de volta a formação tradicional das bandas com sanfona, zabumba e triângulo. Com isso músicas com arranjos tradicionais voltaram aos ambientes de dança, primeiramente e principalmente em Itaúnas-ES, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto a dança tradicional foi substituída por uma nova forma de dançar com uma base desenvolvida no sentido frontal/posterior.

FORRÓ CULTURAL: Músicas e danças que representam os costumes e tradições das diversas regiões nordestinas. Geralmente são praticadas em grupos em que cada integrante desenvolve individualmente os passos de uma coreografia.

Autoria: William Santos.

Soltinho

Soltinho

Não sabemos ao certo onde e como o soltinho foi criado, mais que foi aqui no Brasil, isso não há dúvidas. Em nossa pesquisa encontramos a dança como uma variação do Eastern Country Swing Americano, sendo que o soltinho tem a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e o improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.

Zouk

O Zouk é um estilo musical criado nas Ilhas de Guadalupe, Martinique, St. Lucia e Dominica, foram colonizadas por franceses e ingleses, estão localizadas no Caribe, mais especificamente na região das Antilhas e têm como idioma predominante o CREOLE ou CREOULO (mistura dos idiomas inglês, francês, espanhol, holandês e africano).

Salsa

Salsa

Ritmo musical desenvolvido a partir da segunda metade do século XX com contribuições da música caribenha e de danças folclóricas dessa região, como a Conga e o Mambo. Em seu acompanhamento predominam os instrumentos de percussão.

Merengue

Merengue

Ritmo veloz e malicioso, nascido na Republica Dominicana, tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam os invasores franceses no século XVII (merenque).

Xote sertanejo

Xote sertanejo

A cadência é idêntica a do xote do forró, a diferenca fica por conta das roupas, botas e chapéus estilo cowboy ou cowgirl e das músicas com características goianas, mineiras, matogrossenses, etc.

Bailão Sertanejo

Bailão Sertanejo

A cadência é idêntica a do arrasta-pé do forró, a diferença fica por conta da roupa, do bater de botas e do chapéus estilo cowboy ou cowgirl e das músicas com características goianas, mineiras e matogrossenses.

Sertanejo/Country

Sertanejo/Country

música country é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no centro sul dos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalaches.

Tango

Tango

O Tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.

Brega do Pará

Brega do Pará

Brega pop

Brega pop é um ritmo brasileiro, de origem paraense, refinado do brega. Tem a influência de ritmos regionais do Pará como o carimbó, guitarrada, siriá e marujada. A principal vertente do brega pop é o calypso (não calipso), conhecido no Pará como brega calypso. O ritmo se desevolveu sobretudo na cidade de Belém do Pará devido aos shows e bailes em casas noturnas de periferia e pela divulgação feita pelos vendedores ambulantes da produção dos pequenos músicos locais.

Apesar do nome, o calypso tem pouco vinculo com o calipso caribenho, já que a influência maior é a lambada, carimbó,guitarrada, merengue (que é caribenho), entre outros. Mas, como o próprio Chimbinha disse; …até uma pitada do calipso caribenho…, o estilo leva alguns elementos do calipso caribenho.1 O nome do grupo e estilo batizado por Joelma, deve-se mais ao uso constante do calipso nos estúdios do Pará na época, acrescentando assim o y.

História

Suas raízes são da década de 1980, mas o sucesso começou na década de 1990, principalmente em artistas como Tonny Brasil, Kim Marques, Adilson Ribeiro, Nilk Oliveira, Mário Senna, Alberto Moreno, Edílson Moreno, Wanderley Andrade,Nelsinho Rodrigues entre outros.2 O ritmo foi rapidamente se espalhando pelas regiões norte e nordeste do Brasil.

O nome "Brega Pop" foi uma criação dos radialistas Jorge Reis, Rosenildo Franco e Marquinho Pinheiro que notaram a diferença do brega surgido no Pará.3

Na década de 2000 com a vinda da banda Calypso e o surgimento de novos artistas como Daniel Galeno (filho de Bartô Galeno), Roberto Bessa, Dandão Viola e outros, o Brega Pop também se popularizou pelo Brasil.

Do brega pop veio o tecnobrega, surgido das periferias paraenses.

Fonte: Wikipédia

Bachata

Bachata

bachata é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo ocha-cha-cha e o tango.

Valsa

Valsa

Valsa  é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.